09/08/2019 às 17:23 Maternidade

5 dicas de como se preparar para a paternidade

968
3min de leitura

A paternidade é um dos momento mais importante na vida de um homem e a figura paterna é essencial para o desenvolvimento de uma criança. No entanto, nem todo homem se sente 100% preparado quando recebe a notícia de que vai ser pai. 

Deixamos aqui 5 dicas de como se preparar para a paternidade e tornar esse momento ainda mais especial!

1. PLANEAMENTO FAMILIAR

A gravidez, sendo ela programada ou não, é um momento de muitas mudanças e por isso, requer muita dedicação, paciência e organização por parte dos papás. Converse enquanto casal sobre quantos filhos vocês pretendem ter e os métodos contraceptivos que vão usar para evitar surpresas inesperadas.

Conversem também sobre as responsabilidades de cada um, antes, durante e após a chegada do vosso filho. O diálogo facilita a situação e evita sustos e surpresas indesejadas no vosso ambiente familiar.

2. PARTICIPE NA MATERNIDADE

Certamente já ouviu a expressão: “Não basta ser pai, tem que participar” 

Então, o pai deve acompanhar a gravidez junto da mulher, dando a segurança e o apoio que a gravidez necessita.

Por isso, fique atento em relação aos seguintes pontos:

Exames e acompanhamento da futura mamã

Acompanhar a mamã aquando da gravidez é importante e muitas vezes, o pai fornecerá informações importantes para o médico. Além disso, lembre-se que ela se sentirá muito mais segura e feliz se  estiver ao lado dela.

Comunicação com o bebé

Acariciar a barriga da mamã e conversar com o bebé é uma maneira de iniciar o vínculo entre pai e filho. Dentro do útero, o bebé percebe os sons, mudanças de temperatura, luz e movimentos realizados externamente e próximos à parede abdominal.

Mudança de comportamento da mãe

A gravidez promove muitas mudanças comportamentais, hormonais, físicas e sexuais na mulher. É importante, portanto, que o pai mantenha a calma, seja atencioso e encare essas mudanças como algo que faz parte do percurso.

3. ORGANIZE-SE FINANCEIRAMENTE

O custo médio estimado de um filho corresponde, aproximadamente, a um terço do orçamento familiar. 

É importante que se organizem nesse sentido para evitar possíveis dívidas futuras.

Se têm um orçamento mais reduzido, comecem a pensar em mudar o vosso estilo de vida, cortando os gastos mais supérfluos. 

Assim evitarão passar por situações desnecessários com a chegada do recém-nascido.

Não deixe de pesquisar os preços dos produtos que o bebé vai precisar. Fraldas, por exemplo, variam bastante de preço e vocês precisarão comprar em grande quantidade. 

Para economizar, prefira os pacotes com mais quantidade, pois eles geralmente tem o melhor custo-benefício.

Aproveite as promoções que por norma as grandes superfícies fazem com alguma regularidade.

4. AJUDE NAS TAREFAS DOMÉSTICAS

Nem todos os pais gostam de opinar nas decisões sobre como será o quarto do bebé, quais as roupas que devem ser compradas e quais os produtos imprescindíveis para a chegada do bebé, contudo, participar ativamente e acompanhar as decisões da mamã é uma maneira de fazer parte do desenvolvimento do bebé e garantir um melhor convívio da família.

Por isso, tente participar da maneira que se sentir mais confortável e habitue-se à paternidade de forma gradual, ficando cada vez mais empolgado com a rotina e ajudando a futura mamã também nas pequenas decisões.

5. SAIBA LIDAR COM O PUERPÉRIO

O puerpério é o período que compreende a fase pós-parto e é marcado por alterações físicas e psíquicas na vida da mãe, até que ela retorne às suas condições pré-gravidez.

Após a chegadado bebé, o puerpério dura, aproximadamente, seis semanas (finalizando quando a função ovulatória da mulher retorna).

Durante esse momento, é comum que o pai se sinta excluído e inseguro, podendo inclusive desenvolver a depressão pós-parto.

Por isso, seja útil nos cuidados com o seu filho, incentive a amamentação, ajude nas tarefas domésticas, participe da rotina médica (consultas e exames) e mostre-se presente para a sua esposa.

A paternidade é marcada por diversas mudanças e algumas práticas podem tornar esse percurso ainda mais especial. Implemente estas dicas na sua rotina e seja um Super Pai!

09 Ago 2019

5 dicas de como se preparar para a paternidade

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

como ser pai dicas pai paternidade ser pai serpai vou ser pai

Quem viu também gostou de

12 de Fev de 2020

Os melhores locais no Porto para fotografar uma grávida

25 de Mai de 2018

Tânia e Artur - Sessão fotográfica de Pré-mamã

26 de Mai de 2018

O dia do Batizado do Martim no Centro histórico do Porto

Logo do Whatsapp